BLOG

As 4 melhores músicas de Rolling Stones

Publicado em: 16 de Julho de 2019,

Formada em 1962, a banda britânica capitaneada por Mick Jagger e Keith Richards dispensa apresentações. Com a impressionante marca de 30 álbuns de estúdio e turnês entre as mais rentáveis da história, os Stones só podem ser descritos como incansáveis.

Entre tantas músicas, no entanto, apontamos aqui as 4 que, se você não conhece, certamente deveria. Olha só!

1. (I Can’t Get No) Satisfaction

Não daria para começar a lista com outra, concorda? Um dos principais clássicos da banda foi não somente a primeira das nove a liderar as paradas de sucesso dos EUA, mas também se tornou uma febre mundial — chegando, inclusive, nos primeiros lugares no Brasil em 1966. Segundo a revista Rolling Stone e o canal de TV VH1, trata-se de nada menos que a maior canção de rock de todos os tempos.

Além da sua incrível criação (que quase não saiu do papel, já que Richards afirma ter apenas sonhado com a letra de Jagger e, meio que dormindo, resolveu gravar a melodia em um K7), uma das curiosidades mais legais de “Satisfaction” vai além do extraordinário riff de guitarra. Ela retrata um grito de frustração com o consumismo exacerbado da sociedade

2. Street Fighting Man

Lançada originalmente no álbum Beggars Banquet (1968), essa é, sem dúvidas, uma das melhores dos Rolling Stones não apenas por ser um clássico inesquecível, mas também por seu legado como voz de protesto. Com certeza, “Street Fighting Man” é uma das canções mais politizadas da banda, senão da história do rock clássico.

Tudo indica que a criação de Jagger e Richards foi inspirada por Tariq Ali, que participou de uma manifestação antiguerra na embaixada americana de Londres. O acontecimento ficou marcado pela repressão da polícia inglesa contra cerca de 25 mil manifestantes.

3. Sympathy for The Devil

Outra grande obra de arte, que demonstra toda a genialidade da banda, é a clássica “Sympathy for The Devil“, também de Beggars Banquet. O nome causou grande impacto, assim como o ritmo e a letra (por causa desta última, o grupo foi acusado de satanismo constantemente).

Porém, o que vale é a canção mostra toda a versatilidade desses ingleses, em uma composição bem diferente do que se conhecia como “rock” na época. Afinal, o ritmo se assemelha até com um samba ou a músicas africanas. Há até quem diga que Jagger tenha se influenciado pelas batidas do candomblé após uma visita à Bahia.

4. Ride ‘Em on Down’

Mesmo com mais de 50 anos de trajetória, os Rolling Stones ainda sobem aos palcos — e o melhor: recriando novas maravilhas. É o caso de “Ride ‘Em on Down “, gravada para o premiado Blue & Lonesome (2017).

Na verdade, esse som é um clássico do blues de 1937 escrito por Bukka White. Todo o álbum é uma homenagem a grandes lendas do gênero, como Buddy Johnson e Howlin’ Wolf. Nem precisa falar qual o resultado final na voz e energia de Jagger, né?

Não tem jeito: o fato é que todas as músicas são as melhores dos Rolling Stones!

Cadastre-se em nossa newsletter e concorra a ingressos e outros prêmios!

Campos marcados com * são obrigatórios